Essa é a terceira carga comercializada do Bloco de Sépia, na Bacia Sedimentar de Campos, no Rio de Janeiro, sob o regime de partilha de produção.(Foto: Agência Brasil)
Geral

Petrolífera chinesa CNOOC vence leilão e compra 500 mil barris de petróleo da União

A petrolífera chinesa CNOOC foi a vencedora do leilão realizado pela Pré-Sal Petróleo (PPSA) na quarta-feira (21), arrematando 500 mil barris de petróleo da União. Essa é a terceira carga comercializada do Bloco de Sépia, na Bacia Sedimentar de Campos, no Rio de Janeiro, sob o regime de partilha de produção.

++São Paulo sediará a primeira reunião ministerial da Trilha de Finanças do G20

No regime de partilha, parte do petróleo extraído do pré-sal é entregue à União. A Lei 13.679/2018 autorizou a PPSA a realizar a venda direta desse petróleo, dispensando a contratação de agentes de comercialização.

++Cenoura e batata sobem de preço em janeiro, enquanto cebola e tomate apresentam queda

As duas primeiras cargas do Bloco de Sépia foram vendidas em 2022 e 2023 para Galp Energia Brasil e Petrobras, respectivamente. A venda para a CNOOC marca a primeira vez que a empresa participa de um leilão da PPSA.

Convidadas para o leilão, além da CNOOC, estavam Prio (antiga PetroRio), Refinaria de Mataripe e as empresas já atuantes no pré-sal brasileiro. Com cinco propostas, a CNOOC superou as ofertas da Petrobras, Galp, Refinaria de Mataripe e Equinor, tornando-se a venda mais competitiva da União até o momento.

Outro marco da venda foi a utilização da cotação do petróleo Brent, referência internacional, como base para a precificação. Anteriormente, a PPSA utilizava o preço de referência da ANP.

A PPSA segue buscando aperfeiçoar o modelo de venda do petróleo da União, com foco na maximização do retorno para a sociedade brasileira. A venda para a CNOOC demonstra a confiança do mercado internacional no pré-sal brasileiro e abre caminho para a participação de novos players no setor.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do Jetss.

– Publicidade –




Br-Jetss

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário