A energia fotovoltaica residencial é uma realidade cada vez mais presente no Brasil, como opção às constantes crises hídricas e aumentos sucessivos das tarifas de energia. Residências, condomínios e edifícios já experimentam os benefícios de usar a energia solar.
O principal deles é, sem dúvida, usar uma fonte inesgotável de energia, disponível todos os nossos dias. Além disso, é uma energia limpa e sem intervenção ambiental para ser gerada.
Você deve estar pensando: a energia solar é a melhor opção para reduzir meus gastos com energia, mas como instalar a energia fotovoltaica na residência?
Existem restrições técnicas?
Qual o papel da distribuidora de energia?
Vamos falar sobre como colocar a energia solar na sua casa e usufruir das vantagens importantes que ela proporciona!
POR QUE INSTALAR ENERGIA FOTOVOLTAICA RESIDENCIAL?
O principal motivo para instalar a energia fotovoltaica na residência é, sem dúvida, a economia no consumo de energia: um projeto fotovoltaico reduz a conta de luz e isso se dá duas formas:
- Substituindo grande parte do fornecimento da distribuidora pela energia gerada com as placas solares;
- Transferindo o excedente de energia produzida pelo sistema para a rede distribuidora que, em contrapartida, concede créditos nas faturas.
Outro benefício é a proteção contra as oscilações de preço da energia – crises de abastecimento, falta de investimentos e estiagem causam aumentos de tarifa sucessivos.
Por fim, a valorização do imóvel é outro motivo para investir em energia fotovoltaica. Residências com painéis solares são mais atraentes no aluguel e na venda para um público que busca cada vez mais a economia aliada à sustentabilidade.
COMO FAZER A INSTALAÇÃO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA?
Uma instalação de energia solar eficiente e bem dimensionada para a área a ser atendida depende diretamente da qualidade do projeto de energia fotovoltaica a ser desenvolvido por uma empresa especializada.
Veja abaixo as etapas de um projeto de energia solar para residências.
1 – ESTUDO DE VIABILIDADE
Uma empresa de energia solar como a Implasolar, coletará dados que definirão se é viável instalar energia solar, como as dimensões do imóvel, demanda de energia e o perfil da rede de distribuição local.
2 – DESENHO DO PROJETO
Aqui começa a surgir o projeto de energia solar da residência. A empresa definirá aspectos técnicos do projeto: número de placas fotovoltaicas, especificações dos demais componentes do sistema e se há necessidade de obras ou mudanças estruturais no imóvel.
3 – HOMOLOGAÇÃO DE ACESSO
Esse nome complexo é a autorização que a concessionária de energia deve dar para que a empresa de energia solar possa conectar o sistema fotovoltaico à rede de distribuição. A autorização permite que o excedente de energia seja transferido e convertido em créditos nas faturas.
4 – INSTALAÇÃO E TESTES
É a fase de instalação dos painéis, inversor e medidor bidirecional no imóvel e os testes para validar o funcionamento do sistema. A concessionária de energia local irá vistoriar o sistema de energia solar e emitir o laudo de conformidade.
A partir da aprovação, a residência passará a se beneficiar da geração de energia solar.
5 DICAS PARA ENCONTRAR A EMPRESA DE ENERGIA SOLAR EM SÃO PAULO
- Pesquise as obras mais recentes da empresa (normalmente é divulgado no site);
- Verifique se a empresa usa apenas equipamentos aprovados pelo Inmetro;
- Caso possa visitar projetos, tenha atenção com a qualidade dos materiais usados e a forma como o sistema foi instalado;
- Verifique se a empresa cuidará de todo o trâmite burocrático junto à distribuidora, pois é uma etapa complexa para leigos;
- As definições do projeto devem ser baseadas nas especificidades do ambiente e não em conceitos gerais ou médios. Cada contexto é único.
A empresa de projetos fotovoltaicos deve apresentar um projeto que não seja subdimensionado, com perda de potencial de economia, e não seja superdimensionado que prejudique a relação de custo e benefício.
Contratar a empresa de painéis fotovoltaicos certa, é uma decisão que envolve investimento, expectativa de economia e de durabilidade do sistema.
Uma ótima opção no mercado é a Implasolar, que possui um portfólio com projetos de diferentes perfis e aplicações de energia solar residencial, mostrando a versatilidade como diferencial para atuar nas mais variadas condições. Conheça as muitas experiências de sucesso da Implasolar para ajudar na sua decisão de contratar a empresa de energia solar certa!
Adicionar comentário